Horários e local para doação:

Horários e local para doação:
2ª a 6ª feira de 08:00 às 16:00h
Sábado de 08:00 às 11:00h
Hematologistas Associados- Rua Conde de Irajá, 183 – Botafogo
Informações: Assistente Social Márcia Torres
Tels.: 2537-7440
DOE VIDA, DOE SANGUE



sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Doação de plaquetas por aférese

Aférese, do grego que significa separar ou retirar, a palavra aférese é aplicada ao procedimento de separação do sangue total em seus derivados.
A plaquetaférese é a forma de aférese mais comumente utilizada, trouxe avanços significativos no controle de doenças como as leucemias e tumores que apresentam sangramento pela queda do número de plaquetas causadas pela doença ou pela quimioterapia. Entre os avanços podemos destacar a diminuição do risco transfusional, uma vez que uma unidade de plaquetas por aférese (único doador), substitui de 07 à 14 unidades extraídas pelo método tradicional de números iguais de doadores.
O candidato à doação por aférese é sendo submetido ao mesmo processo inicial utilizado para doação de sangue total (cadastro na recepção e preenchimento da ficha do doador).

 

EXAMES LABORATORIAIS DE ROTINA

              Antes de se iniciar qualquer procedimento de aférese deve-se realizar sorologia, grupo ABO e fator RhD e hemograma com contagem de plaquetas.  Coleta-se 03 amostras do doador (± 20 ml de sangue), geralmente no dia anterior a doação.

PROCEDIMENTO DE DOAÇÃO DE PLAQUETAS:

1.                          Através de um equipamento especial denominado SEPARADOR AUTOMÁTICO DE CÉLULAS serão separadas do seu sangue as PLAQUETAS e os outros componentes devolvidos para o seu corpo;
2.             O sistema plástico por onde circulará seu sangue, assim como as agulhas, são de uso único, totalmente estéreis e descartáveis; por centrifugação a máquina separa o sangue do doador e retira somente as plaquetas, devolvendo as outras células ao doador;
3.             A quantidade de plaquetas retirada durante a doação é de aproximadamente 30% do total de plaquetas circulantes no meu sangue;
4.             O tempo médio da doação de plaquetas é de 100 minutos;
5.             Eventualmente pode haver eventos adversos durante a doação que devem ser comunicados imediatamente, a enfermeira:
·               Tontura, mal estar, sudorese intensa;
·               Hipotensão;
·               Formigamento na mucosa oral ou extremidade do nariz;
·               Sensação de frio e náuseas;

PARA DOAR PLAQUETAS VOCÊ DEVE:

·        Não fazer uso de anti-inflamatórios não hormonais (AAS®, Cataflan®, Voltaren®) uma semana antes da doação;
·        Solicitar a inclusão de seu nome em nosso cadastro, no setor de recepção;
·        Quando necessário, será chamado. Agendaremos previamente, por telefone, um horário para doação.

Um comentário:

  1. Esta semana pela primeira vez doei sangue e aprendi o quanto é bom e gratificante dor sangue. Obrigada a todos da Hematologistas e Associados pelo carinho e atenção que tiveram com nossa família.

    ResponderExcluir