Horários e local para doação:

Horários e local para doação:
2ª a 6ª feira de 08:00 às 16:00h
Sábado de 08:00 às 11:00h
Hematologistas Associados- Rua Conde de Irajá, 183 – Botafogo
Informações: Assistente Social Márcia Torres
Tels.: 2537-7440
DOE VIDA, DOE SANGUE



sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Doação de plaquetas por aférese

Aférese, do grego que significa separar ou retirar, a palavra aférese é aplicada ao procedimento de separação do sangue total em seus derivados.
A plaquetaférese é a forma de aférese mais comumente utilizada, trouxe avanços significativos no controle de doenças como as leucemias e tumores que apresentam sangramento pela queda do número de plaquetas causadas pela doença ou pela quimioterapia. Entre os avanços podemos destacar a diminuição do risco transfusional, uma vez que uma unidade de plaquetas por aférese (único doador), substitui de 07 à 14 unidades extraídas pelo método tradicional de números iguais de doadores.
O candidato à doação por aférese é sendo submetido ao mesmo processo inicial utilizado para doação de sangue total (cadastro na recepção e preenchimento da ficha do doador).

 

EXAMES LABORATORIAIS DE ROTINA

              Antes de se iniciar qualquer procedimento de aférese deve-se realizar sorologia, grupo ABO e fator RhD e hemograma com contagem de plaquetas.  Coleta-se 03 amostras do doador (± 20 ml de sangue), geralmente no dia anterior a doação.

PROCEDIMENTO DE DOAÇÃO DE PLAQUETAS:

1.                          Através de um equipamento especial denominado SEPARADOR AUTOMÁTICO DE CÉLULAS serão separadas do seu sangue as PLAQUETAS e os outros componentes devolvidos para o seu corpo;
2.             O sistema plástico por onde circulará seu sangue, assim como as agulhas, são de uso único, totalmente estéreis e descartáveis; por centrifugação a máquina separa o sangue do doador e retira somente as plaquetas, devolvendo as outras células ao doador;
3.             A quantidade de plaquetas retirada durante a doação é de aproximadamente 30% do total de plaquetas circulantes no meu sangue;
4.             O tempo médio da doação de plaquetas é de 100 minutos;
5.             Eventualmente pode haver eventos adversos durante a doação que devem ser comunicados imediatamente, a enfermeira:
·               Tontura, mal estar, sudorese intensa;
·               Hipotensão;
·               Formigamento na mucosa oral ou extremidade do nariz;
·               Sensação de frio e náuseas;

PARA DOAR PLAQUETAS VOCÊ DEVE:

·        Não fazer uso de anti-inflamatórios não hormonais (AAS®, Cataflan®, Voltaren®) uma semana antes da doação;
·        Solicitar a inclusão de seu nome em nosso cadastro, no setor de recepção;
·        Quando necessário, será chamado. Agendaremos previamente, por telefone, um horário para doação.

Congresso Internacional de Mieloma 2015: Brasil é candidato

O Brasil é candidato para sediar a 15ª edição do Internacional Myeloma Workshop (IMW), em 2015. A informação é da Dra. Vânia Hungria, professora da Santa Casa de São Paulo e única médica latino-americana que integra o board da Internacional Myeloma Society (IMS), entidade organizadora do workshop.
Criada há cerca de um ano a meio a IMS deverá contar com os votos dos membros do board e também dos sócios para definir o local da 15ª edição. A proposta da Dra. Vânia é que a sede seja o Rio de Janeiro.
A campanha brasileira já tem logo (imagem ao lado). O congresso da IMS acontece a cada dois anos. A 13ª edição aconteceu este ano em Paris. O próximo encontro está previsto para abril de 2013 em Kioto, no Japão. Para se associar à instituição e gozar dos benefícios oferecidos é só acessar www.myelomasociety.org

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Editais – Exame de proficiência e suficiência


Até o dia 9 de outubro, estão abertas as inscrições para o Exame de Suficiência para obtenção do Título de Especialista em Hematologia e Hemoterapia; e, dos Concursos para obtenção do Certificado de Área de Atuação em Transplante de Medula Óssea e do Certificado de Proficiência Técnica em Imuno-hematologia, Laboratório em Hematologia, Sorologia em Hemoterapia, Hemostasia e Enfermagem em Hematologia e Hemoterapia. E, até 30 de outubro, é possível se inscrever para a o Concurso de Obtenção do Certificado de Área de Atuação em Hematologia e Hemoterapia Pediátrica.
Todos os exames serão realizados no dia 9 de novembro, no Hemocentro da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, à rua Marques de Itú 579, Santa Cecília, São Paulo (SP), com início previsto para as 9h. Confira as normas para inscrição nos editais e seus anexos. www.abhh.com.br

S.O.S Leucemia mielóide crônica


A luta dos representantes da ABHH junto ao Ministério da Saúde em busca de soluções que mantenham tratamento adequado a pacientes onco-hematológicos no SUS continua. O Ministério da Saúde permanece em silêncio diante das manifestações e apelos da ABHH para resolver a situação e garantir o acesso ao tratamento a todos, sem distinção. Enquanto isso, a questão é repercutida por veículos da grande imprensa, como: Folha de São Paulo; Jornal da Tarde (ed. 4/9 e 6/9), Estado de S. Paulo, Jornal Agora, Jornal da Paraíba, Diário do Comércio, Rádio Agência Nacional, Rádio Estadão ESPN, entre outros, além de meios segmentados como no portal do Conselho Federal de Medicina.
Publicada em abril deste ano, a portaria SAS/MS nº 90, prevê a compra centralizada do Glivec e, entre outras coisas, em seu artigo 3º ratifica e estabelece parâmetros para a inclusão de crítica no Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS - SIA/SUS para a aprovação da produção dos procedimentos de quimioterapia da LMC que especificam fases e linhas em suas descrições, sendo “máximo de 20% para os procedimentos de quimioterapia da LMC em fase de transformação (avançados) e máximo de 5% para os de fase blástica (terminal); máximo de 15% dos procedimentos de 2ª linha de quimioterapia da LMC.